Dúvidas frequentes na hora de montar o site do seu casamento

Ao longo dos meus oito anos de experiência no mundo dos casamentos, tive o privilégio de ouvir e ajudar diversas noivas a realizar o casamento dos seus sonhos. Hoje, quero compartilhar com vocês algumas das dúvidas mais frequentes que surgem quando o assunto é a criação do site de casamento. Espero que estas respostas possam te ajudar a tornar essa etapa da organização do seu casamento mais fácil.

QUAL A MELHOR EMPRESA PARA FAZER O MEU SITE?

A escolha da plataforma certa para o seu site de casamento pode parecer uma tarefa complexa, já que as empresas que oferecem esse serviço possuem uma lista extensa de funcionalidades.

Após analisar e comparar por muito tempo essas plataformas, percebi que não existe uma resposta única para essa pergunta. A empresa que hoje parece ser a melhor opção pode não ser a mesma daqui a alguns meses. Isso não acontece devido às mudanças de layout e funcionalidades básicas, mas principalmente por conta dos preços que oscilam bastante.

Para simplificar o momento de tomar a decisão, deixe um pouco de lado todos os itens ligados a parte operacional do site, pois é tudo muito parecido e se concentre em analisar três aspectos-chave relacionados ao custo do serviço:

1.Domínio Personalizado: Todos os sites oferecem um domínio gratuito, mas considere investir em um domínio personalizado, especialmente se você planeja enviar convites físicos. Isso vai facilitar na hora dos seus convidados digitarem para acessar o site.

2.Valor do Plano: Compare os custos dos diferentes planos de acordo com o tempo que você vai precisar que o site fique no ar. Fique atento às promoções, elas acontecem o tempo todo, já que a maior fonte de renda das empresas vem das taxas que eles cobram por presente e não dos pacotes.

3.Taxas de Transação: Essas taxas podem variar significativamente entre as plataformas. Avalie o impacto dessas taxas no valor total dos presentes que vocês pretendem receber. Lembrando que, vocês tem a opção de deixar para o convidado pagar a taxa, ou seja, ele escolhe um presente de 100 reais, mas quando ele for finalizar a compra vai aparecer 104,00 para pagar. Caso a taxa fique para vocês, ele escolhe um presente de 100 reais, paga esse valor e na hora de vocês retirarem, só recebem 96 reais, o restante fica contido no site.

Optar por plataformas renomadas e confiáveis no mercado, como Casar.com, iCase, Lejour e Casare, é uma estratégia sólida para evitar possíveis golpes e problemas.

QUAL O MOMENTO IDEAL PARA CONTRATAR O SITE DE CASAMENTO?

Se vocês planejam enviar convites físicos, o momento ideal para fechar o site e definir o domínio é durante a etapa de montagem do layout do convite. Enquanto o convite está na impressão,  aproveite para personalizar o site de acordo com o estilo do casamento. Assim, quando chegar o momento da entrega dos convites, tudo estará pronto.

Se optarem por convites virtuais, determine a data em que deseja começar a enviá-los e veja quanto tempo antes você precisa para personalizar o site, isso vai depender muito mais do seu tempo disponível para deixar o site com a sua cara antes do envio para os convidados.

Independentemente do tipo de convite escolhido, mantenha o site ativo por pelo menos um mês após o casamento. Essa extensão de tempo permite que você receba presentes que cheguem após o casamento. É comum que alguns convidados não consigam enviar presentes antes da data da celebração.

O QUE COLOCAR NA ABA DICAS? PRECISA MESMO DELA?

Sim, a aba dicas é uma maneira de cuidar dos seus convidados. Muitos deles podem não ter ideia do que esperar da sua celebração. Informações sobre traje, beleza e logística podem melhorar a experiência deles e evitar desconfortos e dúvidas.

Alguns noivos não gostam de colocar informações sobre o traje, pois não querem que o convidado se sinta na obrigação de comprar uma roupa específica para participar do evento, mas esse texto não precisa ser algo engessado e complicado. Abaixo separei uma sugestão de texto leve para incluir na aba dicas: 

Traje: Esporte Fino. 

Homens podem ir de terno, porém a gravata é opcional. Ou combinações como calça de sarja ou jeans escura com camisa e blazer caem super bem.

Mulheres não é obrigatório ir de longo, comprimentos midi são bem-vindos e pedimos que evitem cores claras, como off white, bege claro e branco. Não recomendamos saltos finos.

Para as madrinhas, a cor escolhida foi verde (paleta de cores abaixo), e requer a elegância do comprimento longo.

Informações de logística também são muito bem vindas, principalmente se o casamento for no interior ou praia, coloque opções de salões de beleza, hotéis próximos, contato de motoristas/taxistas. Veja o exemplo abaixo:

Hospedagem: Vamos nos hospedar no hotel (nome do hotel). Esse hotel possui desconto exclusivo para os convidados do casamento. Basta entrar em contato com o número abaixo e citar a data. 

Separamos outras ótimas opções próximo ao local do casamento.

Trajeto: Queremos que vocês cheguem bem na festa e também na sua casa! O local possui estacionamento caso você vá de carro, porém se for beber não dirija! Planeje um táxi, combine de ir com quem não irá beber ou até mesmo junte um grupo de amigos para alugar uma van. Abaixo contato de motoristas e taxistas da região:

Beleza: Recebi ótimas indicações dos salões de beleza abaixo. Reserve com antecedência, pois os salões não possuem uma estrutura para atender muitas pessoas.

O QUE PEDIR NA LISTA DE PRESENTES QUANDO JÁ MORAM JUNTOS?

Se vocês já mobiliaram a casa, considerem uma lista com itens para a lua de mel ou até mesmo uma lista engraçada que está super em alta. Abaixo os exemplos:

Com estas dicas, espero que vocês estejam melhor equipados para criar um site espacial, com ótimo custo e que reflita a personalidade de vocês.

APRENDA DE FORMA SIMPLES COMO DETALHAR OS ITENS DO CONTRATO DE CADA FORNECEDOR

Um curso para noivos que estão planejando seu casamento e desejam ter mais conhecimento e assertividade na hora de fechar o contrato com os fornecedores.